Crianças com habilidades digitais aprendem melhor, diz estudo – Colégio Aclimação

colegioaclimacao

25 novembro 2020

Crianças com habilidades digitais aprendem melhor, diz estudo

Vivemos hoje uma época em que todos precisaram se reinventar para seguir suas tarefas nesse momento de pandemia. Isso ocorreu em todas as áreas, entre elas na Educação. A exemplo disso, os alunos do Colégio Aclimação, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, passaram a fazer aulas e atividades online.

No início, como ocorreu com todas as escolas, não foi uma adaptação fácil, porém, agora as crianças estão mais familiarizadas com os recursos tecnológicos e essa com certeza fará parte de nossas grades curriculares.

Com base nessa informação, compartilhamos aqui uma notícia interessante, publicada na Revista Crescer, que trata justamente dessa relação da tecnologia com o conhecimento e que essa junção é grande aliada no processo de transformação da criança:

Desenvolver habilidades digitais pode ser fundamental para o processo de aprendizagem das crianças. É isso o que diz uma revisão publicada no último dia 11 de novembro. Um grupo de pesquisadores europeus analisou 110 estudos científicos para entender como a capacidade de usar aparelhos digitais influenciava o desenvolvimento dos pequenos.

Os resultados mostraram que, em média, crianças com boas habilidades tecnológicas têm mais facilidade de aprendizagem. E isso fica mais nítido com o passar do tempo: as mais velhas têm mais aptidão do que as menores.

O que pode influenciar o potencial dos pequenos é a forma como os pais encaram o uso de aparelhos tecnológicos. Segundo a pesquisa, quando a família se envolve e explica ativamente como a criança deve agir e se portar em ambientes digitais, são maiores as chances de aprimorar essas competências.

Um outro achado do estudo reforça essa importância: ainda que estejam mais expostas a conteúdos potencialmente nocivos, crianças com mais habilidades digitais também são as que melhor sabem identificá-los e evitar situações online que possam trazer riscos à segurança.

Os pesquisadores acreditam que incentivar o desenvolvimento dessas habilidades ainda na escola pode ajudar a reduzir discrepâncias no acesso à educação.

Gostou da notícia? Compartilhe com quem tem crianças na fase escolar.

(As informações são da Revista Crescer)